Bastidores “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”

Comentários

Confira os bastidores do projeto de reciclagem entre a Unilever e o Pão de Açúcar.

Release

O Programa Avesso traz os bastidores do projeto de reciclagem entre a Unilever e o Grupo Pão de Açúcar. Lançado em 2001, a proposta do programa é incentivar a reciclagem nas pessoas, contribuir com o meio ambiente, além da inclusão social. O Avesso foi até a Coopercaps em São Paulo e mostrou todos os detalhes desse projeto.
A ideia das estações de reciclagem surgiu em uma das fábricas, da Unilever. Inicialmente só os funcionários levavam os produtos recicláveis para as cooperativas. “As estações de reciclagem deram tão certo que logo a Unilever foi buscar um parceiro e encontrou no Grupo Pão de Açúcar uma vontade pioneira de levar esse benefício para os consumidores”, explica Ligia Camargo, Gerente de Sustentabilidade da Unilever.
Nas estações de reciclagem são coletados papel, plástico, vidro e metal, e óleo de cozinha usado. Esse conteúdo coletado nos pontos de entrega é doado para as cooperativas de reciclagem. “A ideia era que nós conseguíssemos conscientizar esses consumidores da importância da educação ambiental”, disse em entrevista ao Avesso, Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar.
Anualmente o programa conta com a arrecadação de 12 mil toneladas de materiais recicláveis e por meio da comercialização desses itens, mais de nove mil pessoas são beneficiadas direta e indiretamente.

Transcrição
Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: É importante que as pessoas tenham a consciência de que é preciso reciclar.

Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade – GPA: A prática é o mais importante, essa transformação, essa mudança na vida das pessoas.

Ligia Camargo, Gerente de Sustentabilidade – Unilever: A ideia das estações de reciclagem surgiu em uma das nossas fábricas, inicialmente só os funcionários levavam os produtos recicláveis para as cooperativas. A ideia deu tão certo que logo a Unilever foi buscar um parceiro e encontrou no Pão de Açúcar uma vontade pioneira de levar esse benefício para os consumidores.

Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade – GPA: A parceria começou em 2001. A ideia era que a gente conseguisse conscientizar esses consumidores da importância da educação ambiental.

Ligia Camargo, Gerente de Sustentabilidade – Unilever: Nas estações de reciclagem são coletados papel, plástico, vidro e metal, além disso também se coleta óleo de cozinha usado.

Maria Elena Perazzolo, Aposentada: É a melhor coisa que fizeram, lá eu vou colocando e na hora que encheu o saquinho eu venho aqui e trago.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: É o consumidor que tem que ter a consciência de que forma que ele quer descartar o seu lixo.

Ana Paula de Souza, Professora: A gente está sempre poluindo, mas é o mínimo para ajudar o nosso planeta terra.

Ligia Camargo, Gerente de Sustentabilidade – Unilever: Esse conteúdo coletado nos pontos de entrega voluntária são doados para as cooperativas de reciclagem.

José Martins, Cooperado na Estação de Reciclagem: Aqui é o primeiro passo, nós já separamos basicamente o material.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: E ao chegar esse material aqui na central de triagem é um processo muito mais rápido que facilita o trabalho de todo mundo.

Margarida Silva Nascimento, Cooperada – Coopercaps: Se ele já chega separado, a gente não tem que levar ele para esteira. Ele chega do caminhão e a gente já separa, prensa e vai para a venda.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: A gente consegue levar diretamente para as indústrias e fazer com que o ciclo de vida desse material dure cada vez mais tempo.

Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade – GPA: Anualmente o programa conta com a arrecadação de mais ou menos 12 mil toneladas de materiais recicláveis.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: Aproximadamente a metade do que nos coletamos hoje vem das estações de reciclagem.

Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade – GPA: Por meio da comercialização desses materiais, essas 38 cooperativas de reciclagem acabam beneficiando mais de nove mil pessoas direta e indiretamente.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: Pessoas que antes estavam excluídas da sociedade, hoje elas estão se reintegrando através das centrais de triagem e tudo começa na estação de reciclagem.

Fabio Luiz Namur, Cooperado na Estação de Reciclagem: Além de ter o meu trabalho para minha renda própria, eu sinto que estou colaborando com o próprio planeta.

Margarida Silva Nascimento, Cooperada – Coopercaps: Hoje graças a Deus eu estou pagando meu apartamento, meu esposo já fez uma faculdade, hoje ele é formado e eu estou no caminho.

Thatiana Zukas, Coordenadora de Sustentabilidade – GPA: A conscientização do consumidor é o nosso foco para que cada vez mais, a gente aumente esse volume e ajude mais pessoas.

Telines “Carioca” Brasilio, Diretor-Presidente – Coopercaps: A consciência, não só recicla lixo, não só recicla resíduo, ela recicla pessoas.

Mais imagens:

clomid

Newsletter

Seu conteúdo | Nossa distribuição