Bastidores “Gloo”

Comentários

O Programa Avesso registrou os bastidores do aplicativo Gloo, álbum de figurinhas para Ipad.

www.bubbledot.com

Release

O Programa Avesso traz os bastidores do aplicativo Gloo, álbum de figurinhas para Ipad. Inspirado no álbum de figuras dos anos 80, o aplicativo foi criado em parceria pela agência digital Bubbledot e a Ilustradora e Artista Plástica Elisa Sassi. O Avesso foi até a sede da agência em São Paulo e mostrou todos os detalhes desse projeto inovador.

O aplicativo Gloo é parecido com um álbum real. O projeto, que começou com rascunhos de desenhos no papel, levou um ano para ficar pronto, com sua versão final contendo 100 figurinhas animadas, sendo inédito para iPad. O Gloo já possui seu primeiro título, denominado Wunderbunnie, que apresenta o universo fictício “Sassilandia” criado pela ilustradora Elisa Sassi. “O Gloo não é feito exclusivamente para crianças, eu tenho certeza que tem muito adulto e adolescente que vai se divertir”. Disse ao Avesso, Elisa Sassi, Artista Plástica e Ilustradora.

O Gloo ainda possui um aplicativo complementar para o iPhone, onde os usuários podem carregar as figurinhas, fazer troca, ver quais tem e também mostrar para os amigos, como se levasse as figurinhas no bolso.

Em entrevista ao Avesso, a proprietária da agência Bubbledot, Simone Mozzilli, fala um pouco mais sobre o aplicativo, “Álbum de figurinha é uma coisa que todo mundo gosta, então nós achamos que estava na hora de modernizar”.

Transcrição

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: Álbum de figurinha é uma coisa que todo mundo gosta, então a gente acha que estava na hora de modernizar.

Elisa Sassi, Artista Plástica, Ilustradora: O Gloo é uma álbum de figurinha digital, a ideia veio justamente dos álbuns de figurinha dos anos 80. O álbum de figurinha é uma coisa que ainda não existia para iPad.

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: A gente fez um aplicativo complementar no iPhone, onde as crianças, os adultos podem carregar as figurinhas, fazer troca, ver quais tem e também mostrar para os amigos, como se você levasse as figurinhas no bolso mesmo.

Elisa Sassi, Artista Plástica, Ilustradora: Ele é muito parecido com o álbum real, a gente buscou o que era tradicional no álbum de figurinha e procurou adicionar o que a tecnologia tinha de disponível pra gente. O desafio era manter aquilo com cara de álbum de figurinha. O Gloo é o nome do aplicativo e debaixo desse Gloo tem o primeiro titulo que é Wunderbunnie.

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: A gente começou desenhando no papel como seria o álbum, eram páginas iguais que viraram dez páginas diferentes. Era troca de figurinhas que você fazia pelo aplicativo que virou troca de figurinhas pelo Facebook, pelo email.

Elisa Sassi, Artista Plástica, Ilustradora: Nós temos 100 figurinhas. A grande magia desse álbum foram as figurinhas animadas, que é uma coisa que obviamente no álbum impresso a gente não conseguia e cada figurinha tem também uma historinha. A Sassilândia que é mundo fictício onde vivem todos os meus personagens já existe há muito tempo e o que eu fiz com o Wunderbunnie foi criar um mundo, debaixo dessa Sassilândia, um mundo de personagens que se comunicam, a maioria são coelhos e tem um coelho super-herói, como se fosse o host do álbum e os seus amigos e as outras criaturas esquisitas, engraçadas e bonitinhas.

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: As pessoas que veem não tem ideia da quantidade de trabalho que foi isso.

Elisa Sassi, Artista Plástica, Ilustradora: Se a gente publicou 100 figurinhas, eu devo ter desenhado 400.

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: Então a gente usou programador web, programador de banco de dados, programador front e back-end.

Denise Mozzilli, Gerente de Projetos – Bubbledot: E o prazo é muito importante pra você ter ideia também do quanto isso vai te custar, do investimento tanto de tempo, quanto de mão de obra.

Simone Mozzilli, Proprietária – Bubbledot: A gente sabia o quão ia ser complexo, mas a gente imaginou uns quatro, cinco meses, acabou levando um ano.

Elisa Sassi, Artista Plástica, Ilustradora: E não é feito exclusivamente para crianças, eu tenho certeza que tem muito adulto, muito adolescente que vai se divertir. E é deixar a criatividade rolar, porque eu acho que ainda dá para fazer muita coisa usando como base um álbum de figurinhas animado.

Redes Sociais

 

Mais imagens:

clomid

Newsletter

Seu conteúdo | Nossa distribuição