Bastidores
“Pacto pelo Esporte”

Comentários

O Programa Avesso registrou os bastidores do evento de lançamento do Pacto pelo Esporte, promovido pelo Atletas pelo Brasil.

www.atletaspelobrasil.org.br

Transcrição
Mauro da Silva: Modernização.

Magic Paula: Transparência.

Patrícia Medrado: Eu diria progresso.

Eduardo Mufarej, Confederação Brasileira de Rugby: Vitória.

Raí: Confiança. Um pacto de confiança para um Brasil melhor.

Gustavo Borges: Hoje é um momento marcante na história do país na área esportiva. Está sendo assinado um pacto dentro do esporte.

Daniela Castro: O Pacto pelo Esporte é um acordo entre as empresas patrocinadoras do esporte brasileiro para melhorar a forma como patrocinam entidades esportivas. É um conjunto de regras que a partir de agora vão estimular, vão exigir que as entidades esportivas sigam, ou seja, confederações, federações e clubes.

Ana Moser: O pacto veio na esteira de algumas legislações. Lei Anti Corrupção, artigo 18A da Lei Pelé. As principais regras são de transparência nos contratos, de participação dos atletas.

Jorge Abrahão, Instituto Ethos: Nós temos uma causa em comum aqui, que é criar uma base de transformação para o esporte e as empresas podem ser indutoras disso.
É um movimento auto-regulado. E as empresas criam compromissos para a transformação de determinadas agendas.

Paulo Nigro, Lide Esporte: No passado, os critérios de decisão eram muito baseados no retorno de investimento de marca. Hoje, o país está se transformando. E nós temos que transformar também a nossa atuação.

João Paulo Diniz: A grande mudança é que vai trazer muito mais recursos para o esporte. As empresas vão ter muito mais segurança na hora de investir nas modalidades esportivas.

Daniela Castro: As empresas concorrentes, muitas delas no patrocínio, se uniram em torno de uma mudança na melhoria do esporte. Isso nunca foi feito. Então, realmente é uma iniciativa que o Brasil se destaca, as empresas se destacam, o esporte dá um exemplo para as áreas. É inédito mesmo.

Paulo Nigro: Até meia hora atrás eram dezenove empresas, mas estamos buscando a vigésima. Está muito próximo.

Eduardo Mufarej: É um avanço importante para o esporte brasileiro como um todo, para as confederações, para as federações esportivas, para os clubes e para que através desse movimento, todo o Brasil possa ganhar.

George Hilton, Ministro do Esporte: Nós, do Governo, aplaudimos. É uma expectativa muito boa de que a partir daí haverá uma participação muito maior de setores privados apoiando o esporte brasileiro.

Magic Paula: O pacto, talvez, seja um sonho de nós todos, ligados ao Atletas pelo Brasil.

Mauro da Silva: O pacto vai fazer com que a gestão do esporte seja mais moderna, mais eficiente, mais profissional.

Raí: Hoje, o que a gente está vendo aqui, tem a ver com o que a gente quer para o Brasil. Esse pacto traz a grande oportunidade para o universo do esporte se modernizar, colocar isso à disposição da população.

Gustavo Borges: Temos um pacto. Estamos pactuados.

Release
Avesso mostra o lançamento do Pacto pelo Esporte

Iniciativa que tem o objetivo de contribuir para a integridade e a transparência da gestão do esporte é documentada pela Avesso TV

São Paulo (SP) – O lançamento do Pacto pelo Esporte, acordo inédito entre as empresas patrocinadoras para levar mais transparência e gestão às entidades esportivas, ganhou um vídeo especial que poderá ser visto a partir desta terça-feira (10). Produzido pela Avesso TV, o vídeo mostra os bastidores do evento que marcou o lançamento da iniciativa da Atletas pelo Brasil, em parceria com o Instituto Ethos e o LIDE Esporte e apoio do Mattos Filho Advogados.

“Participar de um momento tão especial, com a Atletas pelo Brasil, o Instituto Ethos, o LIDE Esporte e grandes empresas reunidos para formar uma conduta com relação à ética no esporte é muito importante para nós”, destaca Dimas Pessetti, da Avesso TV. “Ser a mídia que retrata a necessidade do Pacto pelo Esporte e o processo que levou até ele, e conseguir condensar isso num vídeo de três minutos, foi um desafio mas também um orgulho.”

O vídeo documenta o evento de lançamento do Pacto pelo Esporte, realizado dia 28 de outubro em São Paulo. Entre os entrevistados, membros da Atletas pelo Brasil como a presidente Ana Moser, a diretora executiva Daniela Castro e os diretores Raí Oliveira e Gustavo Borges, o conselheiro João Paulo Diniz,o Ministro dos Esportes, George Hilton, além de representantes de entidades.

O Pacto pelo Esporte é voluntário e visa definir regras e mecanismos nas relações de investidores com entidades esportivas (confederações, federações e clubes). As cláusulas tratam das novas condições nas áreas de gestão, governança e transparência para efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades. Os contratos já em vigor serão respeitados. Após o período de dois anos, os novos patrocínios passarão a seguir as regras firmadas pelo acordo

As cláusulas do pacto foram estipuladas pelas próprias companhias. São signatárias do pacto: Aché, Banco do Brasil, Bradesco, BRF, Carrefour, Centauro, Coca Cola, Construtora Passarelli, Correios, Decathlon, Estácio, EY, Gol, Itaú, Johnson & Johnson, McDonald´s, P&G, Somos Educação, TAM e Vivo.

“O Pacto veio na esteira de algumas legislações como a lei anticorrupção e o artigo 18A da Lei Pelé. As principais regras são de transparência nos contratos e de participação dos atletas”, explica Ana Moser, presidente da Atletas pelo Brasil, em depoimento no vídeo.

“Muitas empresas concorrentes no patrocínio se uniram em torno de uma melhoria do esporte. É uma iniciativa em que o Brasil se destaca, as empresas se destacam, o esporte dá um exemplo para outras áreas. Isso é inédito”, complementa Daniela Castro, diretora executiva da entidade.

Redes Sociais

Para saber mais sobre o Pacto pelo Esporte, acesse o Anexo I e o Anexo II.

Mais imagens:

clomid

Newsletter

Seu conteúdo | Nossa distribuição