Bastidores Grupo Petrópolis
“Projeto AMA”

Comentários

Confira os bastidores do Projeto AMA (Área de mobilização ambiental) do Grupo Petrópolis.

Release
O Programa Avesso dessa semana apresenta os bastidores do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental) do Grupo Petrópolis. Lançado em 2010, o projeto promove ações em benefício ao Meio Ambiente, visando o reflorestamento, a preservação e a conscientização da comunidade. A equipe do Avesso esteve na região serrana do Rio de Janeiro e no interior de São Paulo, em áreas onde o projeto atua, para mostrar todo o trabalho de reflorestamento e educação ambiental.
“O Projeto AMA é a forma que o Grupo Petrópolis encontrou para valorizar o meio ambiente. Temos o objetivo de plantio e reflorestamento de um milhão e cem mil mudas de vegetação nativa”, explicou ao Avesso, Henrique Campos, Gerente de Meio Ambiente do Grupo Petrópolis.
Para o fortalecimento da educação ambiental na comunidade, o projeto possui uma parceria com o Instituto Chico Mendes, que tem a missão de capacitar os professores nas escolas ao entorno das fábricas. Esses educadores passam por uma oficina, onde recebem várias técnicas e materiais didáticos para trabalhar a educação dentro da sala formalmente durante o ano letivo.
Ao longo do ano, o projeto leva esses alunos para as trilhas ecológicas para que cada criança plante uma muda de árvore nativa. “Fazendo com que a criança vivencie aquilo que ela aprendeu dentro da escola através da educação ambiental”, disse em entrevista ao Avesso, Leverci Silveira Filho, Diretor Técnico do Instituto Chico Mendes.
Transcrição
Henrique Campos, Ger. de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: O projeto AMA é a forma que o Grupo Petrópolis encontrou para valorizar o meio ambiente. Iniciamos em 2010 com o objetivo de plantio e reflorestamento de um milhão e cem mil mudas de vegetação nativa.

Juliana Eduardo, Analista de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: Estamos contribuindo tanto com a questão da qualidade do ar, da qualidade do solo, aumento da disponibilidade hídrica do local.

Leverci Silveira Filho, Diretor Técnico – Instituto Chico Mendes: Um programa que tem uma importante missão de fazer algo além do que a legislação obriga uma grande indústria como essa.

Juliana Eduardo, Analista de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: Um dos objetivos do projeto AMA é o braço da educação ambiental e para fortalecer esse trabalho na comunidade nós fizemos uma parceria com o Instituto Chico Mendes.

Henrique Campos, Ger. de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: O Instituto Chico Mendes tem a missão de capacitar os professores nas escolas ao entorno das fábricas.

Leverci Silveira Filho, Diretor Técnico – Instituto Chico Mendes: Esses professores passam por uma oficina, onde eles recebem várias técnicas e materiais didáticos e pedagógicos para trabalhar a educação dentro da sala formalmente durante o ano letivo.

Mônica Bento de Souza, Professora: Procurei trabalhar com muito carinho, muita verdade com os meus alunos em cima disso. É uma riqueza que se a gente não cuidar vai acabar.

Késsily Fernanda Benedito, Estudante: Aprendemos muitas coisas, não podemos maltratar o meio ambiente, devemos ajudar a reciclar.

Márcia Pires Monteiro, Professora/Diretora: É importante você valorizar essa consciência nos alunos e que eles repassem isso também para suas famílias, para a comunidade.

Henrique Campos, Ger. de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: Ao término desse ano letivo nós trazemos esses alunos para as nossas trilhas ecológicas.

Leverci Silveira Filho, Diretor Técnico – Instituto Chico Mendes: Fazer com que a criança vivencie aquilo que ela aprendeu dentro da escola através da educação ambiental.

Vilma M. de A. Soares, Diretora de Departamento de Ensino Fundamental: A educação se faz com informações e com ações.

Mônica Bento de Souza, Professora: É a hora de plantar esse sementinha neles.

Juliana Eduardo, Analista de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: A gente faz o plantio, cada criança planta uma muda de árvore nativa que fica aqui. A gente percebe nitidamente a alegria deles de estar saindo do dia a dia, do cotidiano da sala de aula.

Giovanna Machado Silva, Estudante – Quando eu estava lá, eu me senti muito leve, o ar era muito bom.

Henrique Campos, Ger. de Meio Ambiente – Grupo Petrópolis: Criança é sinônimo de transformação, de mudança e potencial das gerações futuras.

Leverci Silveira Filho, Diretor Técnico – Instituto Chico Mendes: São elas as protagonistas das mudanças necessárias para a melhoria da qualidade de vida na sua comunidade.

Márcia Pires Monteiro, Professora/Diretora: Nós somos transformadores e as crianças são os nossos agentes e a gente acredita nessa transformação.

clomid

Newsletter

Seu conteúdo | Nossa distribuição